O que você acha de receber um empurrãozinho para ter um consumo de energia mais eficiente?
O conceito de nudge ganhou notoriedade em 2008 com o livro Nudge: Improving Decisions about Health, Wealth, and Happiness, de Richard Thaler e Cass Sunstein. Traduzido como “empurrão” em português, um nudge é uma forma de influenciar decisões sem impor restrições, através da arquitetura de escolhas.
Dois nudges famosos
Um dos nudges mais conhecidos na história é o do plebiscito de 1938, em que os alemães decidiram se Hitler deveria ser mantido no poder. Como poder ser observado na Figura 1, havia uma certa “sugestão” para sim, representado pelo círculo maior, com a para “ja” bem grande, e um certo desincentivo para o não, com o círculo pequeno, com a palavra “hein” também em letras pequenas.
Figura 1 – Cédula eleitoral utilizada no plebiscito de 1938, sobre a manutenção de Hitler no poder.
Um outro nudge muito difundido é a imagem de uma mosca que foi colocada nos vasos sanitários dos banheiros masculinos do aeroporto de Amsterdam, ilustrada na Figura 2. Os homens começaram a mirar nas moscas e a limpeza dos banheiros melhorou muito…
"O nosso site utiliza cookies para fornecer a você a melhor experiência. Ao continuar a usar nosso site, você concorda com o nosso uso de cookies e com a nossa política de privacidade, que está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nós garantimos que seus dados sejam tratados com segurança e respeito. Leia mais sobre nossa Política de Cookies e Política de Privacidade para entender melhor como lidamos com seus dados."