Parte 2 – Sinais Econômicos Eficientes para a Mobilidade Elétrica
Os veículos elétricos têm invadido as nossas ruas. Segundo dados da @abve, em janeiro de 2024 foram emplacados 12.026 veículos eletrificados, quase três vezes mais do que em janeiro de 2023, com 4.503 veículos. Um crescimento de 167%! E em dezembro as vendas foram consideradas espetaculares, com a venda de 16.279 veículos.
Cada veículo elétrico significa uma nova carga a ser atendida. A capacidade da bateria de um Dolphin da @BYD, por exemplo, é de aproximadamente 45 kWh e corresponde a uma autonomia de 300km, ou seja, consome 0,15kWh por quilômetro. Carros elétricos maiores tendem a ter consumos mais elevados por quilômetro, chegando a 0,20kWh/km.
Supondo que 1 carro percorra 12km por dia, cada veículo percorrerá 360 km por mês. Com o consumo de 0,20kWh/km, temos que um veículo consumirá 72kWh por mês. Isso é muito ou é pouco? Para responder a esta pergunta, comparamos o consumo de um veículo com o consumo de uma residência média no Brasil, de 170kWh por mês, calculado utilizando informações disponibilizadas pela @ANEEL no endereço:
"O nosso site utiliza cookies para fornecer a você a melhor experiência. Ao continuar a usar nosso site, você concorda com o nosso uso de cookies e com a nossa política de privacidade, que está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nós garantimos que seus dados sejam tratados com segurança e respeito. Leia mais sobre nossa Política de Cookies e Política de Privacidade para entender melhor como lidamos com seus dados."